Função

DesignOps

Cliente

YDUQS (Educação)

Template de handoff para design

Garantindo um processo mais eficiente na passagem de conhecimento entre as equipes.

CONTEXTO

Muito longo; Não li

O handoff de deisgn era utilizado pelas pessoas desenvolvedoras para a construção de módulos (Ou design patterns), designers para a criação de experiências (Páginas internas dos sites e landing pages) e também pelas pessoas responsáveis pelo conteúdo dentro do CMS, uma vez que as instruções de preenchimento e guias de conteúdo também estavam incluídas no documento. No entanto, houveram reclamações de todas as partes sobre a utilização do handoff; 

METODOLOGIA

Dando um passo atrás

Todas as pessoas das três equipes foram convocadas para entrevistas em profundidade. Durante as entrevistas foram mapeadas as dores e oportunidades de melhoria sobre o uso da documentação. 
Os pontos levantados na entrevista foram utilizados como insumo para a construção de uma matriz CSD e Fatos, Insights e recomendações.

Achados da pesquisa

Achados da pesquisa

01

01

01

Tamanho da documentação

Tamanho da documentação

Tamanho da documentação

Um handoff muito extenso fazia com que o leitor (independentemente da função) tivesse dificuldade em encontrar o que precisava no momento o que acabava gerando erros no desenvolvimento e dúvida no preenchimento dentro do CMS.

02

02

02

Segmentação dos conteúdos

Segmentação dos conteúdos

Segmentação dos conteúdos

Por ter mais de um público-alvo (desenvolvimento e conteúdo) as seções do handoff precisavam ser facilmente identificadas e agrupadas de acordo com o contexto, para que cada grupo pudesse utilizar sem a necessidade da criação de dois documentos distintos.

03

03

03

Coerência com o design system

Coerência com o design system

Coerência com o design system

O documento de handoff faz referência a módulos que são construídos com base nos componentes do design system da companhia e também team components criados quando necessário.

04

04

04

Internalizar

Internalizar

Internalizar

Uma das premissas foi a não-utilização de plugins do Figma. Não depender de terceiros ajudaria na manutenção do handoff, impedindo que este fosse prejudicado por uma futura remoção de plugins e também na curva de aprendizado para novos designers

RESULTADO

Criando o novo modelo

Utilizando os problemas e oportunidades mapeados, a nova documentação foi criada tendo em vista 3 principais áreas: 

Anatomia: Nestas seções são feitas as descrições dos componentes utilizados com referências para suas próprias documentações, obrigatoriedade dos campos dentro do contexto, regras de caracteres (quando aplicável), espaçamentos e acessibilidade (Ordem de leitura e agrupamento dos elementos). 

Comportamento: Reúne todas as especificidades como states, types, e contextos. Todas as especificidades do módulo estão contidas nessa seção.


Conteúdo
: Abrange as aplicações, boas práticas, dicas de preenchimento e diretrizes de imagem (quando aplicável); 

Produto final

Aprender e adaptar

Após a primeira versão do template de handoff, a cada nova entrega foram coletadas as percepções dos usuários.
Com o mapeamento após a atualização foram adicionadas duas novas seções: Mapa de alterações e estrutura do módulo no CMS

Aprendizados

Aprendizados

Clientes internos também são clientes

A preocupação com as etapas iniciais do processo de design também deve existir quando tratamos com clientes internos. O modelo antigo de documentação foi feito apenas para o time de design, sem levar em consideração a necessidade das outras áreas que também fariam uso.

Modular sem restringir

Cada produto possui suas próprias especificações e por isso foi necessário que o modelo de handoff contasse com seções que cobrissem todos as necessidades de documentação, mas com espaço para remoção em casos que não fossem aplicáveis e adição de requisitos que pudessem vir a ser mapeados no futuro.